terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Vídeo: A menina que odiava livros


Esta é a história de Meena, uma garota que simplesmente odiava livros. Mas ela não conseguia ficar longe deles, porque em sua casa eles estavam por toda parte: nos armários da cozinha, nas gavetas, nas mesas, nos guarda-roupas e nas cômodas. Estavam também sobre o sofá, alguns entulhados na banheira e outros empilhados nas cadeiras. Mas após um acontecimento a menina começou a gostar dos livros, veja e descubra como isso aconteceu!

 A partir deste vídeo é apresentada uma proposta de atividades considerando os princípios do rizoma e do hipertexto em uma turma de 3° ano.

1° momento: Como atividade mobilizadora assistir o vídeo – A menina que odiava livros.

2° momento: Criar livros coletivos com histórias diferentes como a do vídeo. CONEXÃO

3° momento: Conversa sobre o vídeo e o livro construído. HETEROGENEIDADE

4° momento: Construir cartazes para colocar na escola para motivar a leitura. Multiplicidade

5° momento: Fazer uma pesquisa com os alunos da escola, quem gosta de ler, quantos livros lêem, qual assunto gostam mais. RUPTURA A-SIGNIFICANTE

6° momento: Construir um gráfico em papel pardo com os dados obtidos na pesquisa. CARTOGRAFIA

7° momento: Como registro fazer um desenho da história, com recursos de revistas, jornais, tinta, etc., fazer uma releitura do vídeo visto. DECALCOMANIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário